Curitiba recebe visitantes pelo turismo de lazer e também pelo turismo empresarial. Afinal, a cidade é repleta de atrativos turísticos, culturais e é importante ponto para a realização de negócios. O que muitos talvez não saibam é que o município tem a vida noturna mais badalada das capitais da Região Sul. Quem decidir passar alguns dias na cidade poderá desfrutar de ótimos restaurantes, barzinhos agradáveis e baladas imperdíveis! Abaixo você confere algumas dicas sobre o que fazer a noite em Curitiba!
-Teatro Guaíra
A origem do Teatro Guaíra remonta à segunda metade do século 19, quando a Assembleia Provincial doa um terreno para a construção do Theatro São Theodoro, nome dado em homenagem a Theodoro Ébano Pereira, fundador da cidade de Curitiba. O terreno era o mesmo onde hoje está a Biblioteca Pública do Paraná, à rua Dr. Muricy. A construção do Teatro Guaíra é iniciada em 1952 e em 1954 é inaugurado o primeiro de três auditórios que compõem o edifício: o Auditório Salvador de Ferrante, conhecido também como Guairinha onde, em 1955, têm início as apresentações dos espetáculos. O grande auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, também conhecido como Guairão, cuja inauguração estava prevista para 1971, é inaugurado em dezembro de 1974, depois de ser reconstruído após um incêndio em abril de 1970, que o deixou substancialmente destruído. Em 28 de agosto de 1975 é inaugurado o último auditório, Glauco Flores de Sá Brito, também conhecido como Miniauditório, completando o projeto do complexo cultural, que a partir de então passava a se chamar Fundação Teatro Guaíra. O espaço total dos auditórios passa a ser de 16.900 metros quadrados, com uma capacidade total de 2.757 lugares.
- Centro Cívico
O Centro Cívico de Curitiba foi o primeiro do Brasil. Idealizado nos anos 1940, a partir do Plano Urbano de Curitiba, então proposto pelo urbanista francês Alfred Agache, o local se tornou realidade cerca de uma década depois, sob o governo estadual de Bento Munhoz da Rocha Neto. O projeto foi concretizado para comemorar o centenário da emancipação do Paraná, celebrado em 1953.
-Rua XV de Novembro em Curitiba:
A Rua XV de Novembro é um importante centro comercial da Capital do Paraná. Em sua extensão, o visitante vai encontrar lojas de roupas, calçados, acessórios, panificadoras, restaurantes e bancos. A rua também abre espaço para bares tradicionais de Curitiba, que oferecem cervejas, lanches e petiscos. A rua conta, ainda, com o famoso Bondinho da XV e o Palácio Avenida, palco das apresentações de uma das festas de Natal mais famosas do país!
- Centro Histórico em Curitiba:
O Centro Histórico de Curitiba reserva aos visitantes diversos atrativos: casarões, museus, igrejas, entre outros. A ideia é reservar pelo menos um dia de sua viagem para conhecer todo o espaço, com muita calma e prestando atenção nos detalhes! O trajeto mais indicado é conhecido como Largo da Ordem. Nesse caminho você vai se deparar com a Igreja da Ordem, com o Museu Paranaense, com a Catedral Metropolitana, com o Memorial da Cidade de Curitiba, com o Relógio das Flores, entre outros atrativos! Aos domingos é realizada a Feira do Largo da Ordem.
- Jardim Botânico em Curitiba:
Todo mundo já sabe que o Jardim Botânico é um dos cartões postais mais famosos de Curitiba. Ele é considerado uma fonte de pesquisas da flora do Paraná, contribui para a preservação e conservação da natureza, para a educação ambiental e é uma alternativa de lazer para a população. Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. O acesso é gratuito e a visitação pode ser feita de segunda a domingo. O espaço fica na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, Jardim Botânico.
- Bairro Santa Felicidade em Curitiba
O bairro Santa Felicidade é parada obrigatória em Curitiba, principalmente, se você for um apaixonado por gastronomia. Como ele recebeu muitos imigrantes da Itália, o forte do local é a culinária! Pelo espaço você vai se deliciar com rodízios de massas, de pizzas, entre outras delícias! O bairro também possui lojas de artigos para decoração e artesanato. Outros destaques são para as construções e prédios históricos. O Bairro Santa Felicidade fica a menos de dez minutos do centro da Capital do Paraná.
- Parque Tanguá em Curitiba:
Um belo local para entrar em contato com a natureza em Curitiba é o Parque Tanguá. O espaço foi inaugurado em 1996 e é um dos principais parques da Capital. Sua área completa possui 235 mil metros quadrados e conta com lagos, túnel, ciclovia, pista de caminhada, o jardim Poty Lazzarotto e um mirante de 65 metros. Com certeza, o Parque Tanguá, irá render muitas fotos e momentos inesquecíveis para a sua viagem! Que tal incluir o local em seu roteiro por Curitiba? O Parque Tanguá fica na Rua Oswaldo Maciel, sem número, Pilarzinho.
- Mercado Municipal em Curitiba:
O Mercado Municipal é outro atrativo turístico em Curitiba que, certamente, merece um pouquinho da sua atenção. O espaço é considerado um dos principais e mais tradicionais centros de compras da cidade. Pelo local você irá encontrar todos os tipos de produtos: queijos, vinhos, ervas medicinais, temperos, verduras, legumes, frutas, entre outros. Em sua passagem pelo Mercado Municipal não deixe de conhecer os restaurantes instalados por lá. O espaço é, ainda, palco para diversos eventos culturais. O Mercado Municipal de Curitiba fica na Avenida Sete de Setembro, número 1865, centro.
- Museu Oscar Niemeyer em Curitiba:
O Museu Oscar Niemeyer (MON) está localizado no Centro Cívico de Curitiba. Ele é obra do arquiteto brasileiro com o mesmo nome e foi inaugurado em 2002. O espaço é dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura e design e seu acervo tem aproximadamente duas mil peças. O prédio, antes chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de "Olho". O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 18h. O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, número 999, Centro Cívico.
- Teatro Ópera de Arame em Curitiba:
Outro cartão postal de Curitiba é o Teatro Ópera de Arame, que foi construído em de 1992. Com uma estrutura tubular, o espaço se integra à natureza e recebe os mais diversos tipos de apresentações. Ao seu lado está a Pedreira Paulo Leminski e mais à frente está o Farol da Cidade. A entrada é gratuita. O Teatro Ópera de Arame está localizado na Rua João Gava, sem número, Abranches.